segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Sobre o livro

O livro é um registro do Programa de Estruturação Urbanística de Nova Iguaçu - Bairro-escola, fruto do mestrado em Planejamento e Projeto do Ambiente Urbano nas Faculdades de Arquitetura e Engenharia da Universidade do Porto (Portugal). O autor faz um rápido panorama das mudanças ocorridas e traça algumas tendências que se apresentam nas práticas atuais de projeto, planejamento, e das políticas urbanas.
André Luiz Pinto desenvolve uma sistematização e avaliação do Projeto de EstruturaçãoUrbanística de Nova Iguaçu e apresenta uma solução inovadora batizada como Bairro-escola.
O Bairro-escola vem ao encontro de inúmeras tendências praticadas atualmente, nomeadamente no que diz respeito a: parcerias público-provadas; ações de potencialização de diversos esforços coletivos; respeito às pré-exixtências culturais e ambientais; etc. Esse projeto une educação, urbanismo e participação na construção de uma cidade mais qualificada, físico, social e ambientalmente, garantindo a implantação do horário integral nas escolas do Município e promovendo a requalificação urbana e incrementoda interação da população com a cidade.
Com prefácio escrito pelo idealizador do Programa de Estruturação Urbanística, Sérgio Magalhães. Responsável pela Política Habitacional da cidade do Rio de Janeiro que criou o Favela-Bairro, Novas Alternativas; Morar Legal; Morar sem risco; Bairrinho; etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário